quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Centenas de vaqueiros participam de programação do “Dia do Vaqueiro”








Neste dia 4 de setembro, data em que se comemoram os 157 anos de emancipação política de Pau dos Ferros, a administração municipal organizou e promoveu um grande evento para marcar este momento: O Dia do Vaqueiro.

Este evento aconteceu com a realização de uma cavalgada e uma missa em homenagem aos vaqueiros, um dos personagens mais importantes na formação histórica de Pau dos Ferros.
A participação deles, segundo historiadores, foi o fator que deu origem ao nome da cidade. Em suas passagens pela região, onde hoje é localizada a cidade, eles usavam uma frondosa árvore para descanso e, neste momento, ferravam o tronco com suas marcas. Dessa passagem surgiu o nome de Pau dos Ferros.

O evento teve início na Barragem de Pau dos Ferros e, logo após, seguiu até o largo da Igreja Matriz, onde aconteceu uma missa campal com a presença das centenas de vaqueiros que se inscreveram no evento.

O Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que participou de toda a programação, destacou que “este foi mais uma oportunidade de resgatar a cultura e os laços históricos que unem as dezenas de municípios que formam a região do alto oeste. Cidades que tiveram sua formação atrelada a Pau dos Ferros”, afirmou Fabrício.

Fotos: Franskin Leite