Business

Juiz de Pau dos Ferros recebe proteção policial após ser ameaçado de morte


Fórum de Pau dos Ferros - Foto: Franskin Leite


Policiais fortemente armados e uma rotina voltada para a preservação de sua integridade física, tem sido o dia-a-dia do Juiz de Direito da Comarca de Pau dos Ferros, Rivaldo Pereira Neto (foto). Toda esta rotina se estabeleceu após o magistrado ter recebido ameaças contra a sua vida.

Segundo informações colhidas pelo Blog do JP, por uma fonte que pediu para não ter sua identidade revelada, essas ameaças partiram, supostamente, de alguns marginais que estavam envolvidos na operação “Elefante Branco”, realizado em Pau dos Ferros e outros município do Rio Grande do Norte e Ceará, resultando na prisão de dezenas de suspeitos, além da apreensão de uma grande quantidade de entorpecentes. A operação aconteceu ainda no mês de Maio de 2013.

Ainda segundo a nossa fonte, atualmente, o aparato de segurança em torno do Juiz é formado por cinco homens armados.

Em contato com o Blog do JP, o Juiz Rivaldo preferiu não gravar entrevista, mas conversou conosco e confirmou que existe, realmente, “este problema”, como ele mesmo afirma.

Porém, o magistrado optou por não confirmar de onde partiram as ameaças pois, segundo ele, tudo isso vem sendo investigado para que possa ser identificado os reais causadores desta situação.

Ainda segundo Rivaldo, em nenhum momento, estas ameaças o intimidaram ou interferiram na sua atuação e decisões tomadas enquanto Juiz de Direito.

Atualmente, segundo apurou o Blog do JP, existe um processo licitatório, por parte do Tribunal de Justiça, para aquisição de veículos blindados para que os mesmos sejam utilizados por juízes em situação semelhante a de Rivaldo.

Acompanhe o que foi publicado no Diário de Justiça do Estado, na edição do dia 08 de agosto de 2013: “Portanto, a contratação emergencial dos serviços de locação de veículo blindado, nos termos pretendidos nestes autos, é medida adequada e eficiente à proteção da integridade física do Juiz da Comarca de Pau dos Ferros/RN, ameaçada por organização criminosa de alto grau de periculosidade, conforme apurado no processo”.

O Juiz, Rivaldo Pereira Neto, agora faz parte, de uma já extensa lista, que aponta que, no Brasil, 182 juízes brasileiros que têm a vida ameaçada por quadrilhas criminosas, sendo que apenas 60 deles contam com escolta policial armada para proteção. Esses magistrados são pessoas anônimas sem aparições públicas, com vida restrita ao convívio familiar, deslocamentos vigiados e monitorados, privados do direito fundamental constitucional de ir e vir.

Curta: Facebook.com/PortalRafaelFernandes

Fonte: Nosso Paraná