Business

Rosalba recebe amanhã parecer sobre decreto de emergência



Amanhã, a governadora Rosalba Ciarlini deve receber um parecer organizado pelo Comitê Gestor de Combate a Seca com os itens que fundamentam o pedido para publicação de um novo decreto de emergência no Estado. A expectativa é a de o novo documento seja publicado até sexta-feira. De acordo com o titular interino da secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Tarcísio Dantas, o Governo vai prestar contas do que foi feito durante os seis meses de vigência do decreto antes de publicar o outro documento. “Sempre enviamos a prestação de contas para Brasília”, disse.

Após publicar o decreto no Diário Oficial do Estado (DOE), o Executivo Estadual solicita o reconhecimento da emergência na Secretaria Nacional de Defesa Civil, órgão ligado ao Ministério da Integração Nacional (MI). “Temos contratos vigentes em várias secretarias. Vamos mostrar o que já foi feito e explicar o porquê de precisarmos de um novo decreto. A realidade ainda é preocupante. Não choveu na maioria dos municípios”, disse Dantas.

Com a publicação do novo decreto, a expectativa é a de a Operação Pipa retorne aos 28 municípios que tiveram a ajuda suspensa. Mas o documento não vai resolver um problema que afeta justamente o órgão que controla as ações de ajuda aos afetados pela estiagem e outras tragédias: a Defesa Civil.

Curta: Facebook.com/PortalRafaelFernandes

 fonte: Blog do JP.