quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Hoje é dia de Nossa Senhora da Apresentação, a Padroeira de Natal





A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, tem apenas um registro oral e de fé, não há documentos que registrem a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. 

Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. A sua festividade se celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória. 



Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes dirigiu-se ao local e conduziu a imagem para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. 

Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

Hoje (21), é o dia que marca o encerramento dos festejos. A procissão fluvial começou às 3h30, e prosseguiu com uma missa na Pedra do Rosário. Às 7h30 missa solene na Matriz (antiga Catedral). Às 10h houve missa solene na Catedral, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.

A procissão da festa, conduzindo a imagem da padroeira, terá início às 16 horas, saindo da antiga Catedral, seguindo pela Rua Ulisses Caldas, Rua Mossoró, Avenida Prudente de Morais, Rua Apodi e Avenida Deodoro da Fonseca, culminando na Catedral, onde será celebrada missa, marcando o encerramento dos festejos.



fonte/imagem: Nominuto.com