domingo, 15 de dezembro de 2013

Dezesseis cidades estão sem água nas torneiras no RN





Tribuna do Norte – A situação é crítica. Os reservatórios de água secam cada vez mais, e mais três cidades sofrem com falta de abastecimento. Antônio Martins, Venha Ver e Paraná, municípios da região do Alto Oeste, somaram-se neste ultimo mês a lista de mais seis cidades na região. No total, no Rio Grande do Norte, são 14 cidades que seus reservatórios estão em colapso de abastecimento de água. Uma adutora de engate rápido está sendo agilizada para atender Pau dos Ferros, a beira do colapso. Três reservatórios estão com as comportas fechadas para amenizar a perda de água.
Outras cidades estão em alerta, como Mossoró, Triunfo, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu. Nesses locais, as gerencias regionais da Caern tomam medidas de racionamento na cidade para poder sobreviver ao período mais crítico, que consiste nos meses de novembro a março. Carros-pipas são disponibilizados para as cidades em colapso como medida paliativa emergencial. Pelo exército, 111 carros distribuem água, enquanto a defesa civil complementa com mais 28 carros-pipa.

Pau dos Ferros, cidade pólo da região Oeste, apesar de não estar em colapso sofre com a baixa do reservatório. Atualmente, a cidade com 28.197 habitantes (dados do IBGE – 2012) sobrevive com reservatório om apenas 7% da capacidade. O racionamento constante nestes últimos quatro meses pode não ser suficiente para suprir a demanda, que já sofre com a baixa qualidade da água. A Caern construirá uma adutora, em caráter de emergência, que interligará a barragem de Santa Cruz até a referida cidade. Cidades com reservatórios em colapso: João Dias, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, Água Nova, Pilões, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha Ver, Paraná, Equador, Ipueira, Carnaúba dos Dantas , São José do Seridó, Jardim do Seridó Currais Novos e São Fernando.




fonte: Blog do JP.
imagem pesquisa: google