quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

RN cobra verba para equipar poços e beneficiar cidades do Alto Oeste e Seridó



A Governadora Rosalba Ciarlini participou de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Teixeira Coelho, na tarde desta quarta-feira, 5 de fevereiro, para solicitar pressa na liberação de R$ 20 milhões esperados há dois anos ­para equipar cerca de 700 poços já perfurados no Rio Grande do Norte.

A Governadora lembrou ao ministro que esses poços foram abertos em 2010, configurando uma situação evidente de desperdício de dinheiro público o fato de ainda não estarem funcionando, especialmente num momento onde aproximadamente 17 cidades das regiões do Alto Oeste e do Seridó vivem a iminência de um colapso de água.

“Este projeto foi apresentado ao Ministério da Integração na primeira reunião de Governadores do Nordeste ocorrida em Sergipe em 2011”, lembrou a Governadora ao ministro. “No último dia 22, quando esteve em Natal, relatei à Presidenta Dilma o quadro de calamidade que estamos vivendo no interior e ela garantiu agilidade na solução do problema”.

Por telefone, o secretário de Agricultura do RN, Tarcísio Dantas, detalhou para o General Adriano Pereira Junior, secretário Nacional de Defesa Civil, também presente à audiência, o quadro crítico em que cerca de 90% dos municípios potiguares se encontra. “Açudes, carros-pipa e cisternas já não estão resolvendo mais o problema da falta de água. A solução é colocar esses poços perfurados em funcionamento o mais rápido possível para abastecer as cisternas e bombear água para adutoras”, explicou o secretário de Agricultura do RN, que visitou o município de Jucurutu nesta quarta-feira, 5.

A Governadora Rosalba Ciarlini também lembrou ao ministro que o RN será o primeiro estado a universalizar o sistema de cisternas, possui cerca de 60% do seu território propício para a instalação de poços, foi equipado com 700 quilômetros de adutoras, cerca de 2.700 cisternas subterrâneas e a obra da barragem de Oiticica, em Jucurutu, já atingiu cerca de 15% do cronograma. “Esperamos as bênçãos das chuvas todos os dias, mas temos que encontrar uma solução urgente para o convívio com a seca”.


O Secretário Nacional de Defesa Civil recebeu uma cópia do projeto elaborado em  2011 para equipar os 700 poços perfurados em 2010 e prometeu entregar à Governadora um planejamento para equipá-los até o final de fevereiro. O ministro Teixeira Coelho, por sua vez, prometeu a Governadora Rosalba Ciarlini que vai se reunir nos próximos dias com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento, para solucionar o problema o mais rápido possível.



fonte: Blog do JP.