sábado, 8 de março de 2014

Para estimular consumo da carne de jumento, Promotor de Apodi oferecerá almoço para autoridades





Na próxima quinta-feira (13), a cidade de Apodi, na região do Médio Oeste potiguar, sediará um almoço diferente, talvez jamais realizado no Rio Grande do Norte.

O prato principal para os cerca de 200 convidados será carne de jumento. A ideia surgiu do promotor de Justiça, Sílvio Brito, que fundou uma Entidade de Proteção responsável pelo recolhimento de mais de 600 animais, em parceria com as Policiais Rodoviárias Federal e Estadual. Os jumentos são mantidos numa fazenda na Zona Rural de Apodi.

O churrasco surgiu como forma de estimular o consumo da carne. Em entrevista ao Blog do Marcos Dantas, Dr. Silvio Brito explicou que estudos foram feitos por pesquisadores da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA), que atestaram a carne ser própria para o consumo humano. “Ela é perfeita para o consumo humano, apenas barreiras culturais impedem esse consumo. A idéia do almoço é quebrar essa barreira e mostrar para as pessoas que a carne de jumento é própria para o consumo humano. Muito parecida com carne de boi. É difícil de distinguir uma da outra”, garantiu o promotor.

Antes, já foi realizado um almoço para uma quantidade menor de convidados e o promotor garante que todos gostaram do sabor da carne de jumento. Para o da quinta-feira, dia 13, serão convidados prefeitos, criadores, promotores, professores, médicos, veterinários e diretores de presídios.

“A partir daí, vamos divulgar este almoço para que as pessoas fiquem sabendo e se arrisquem a experimentar a carne. A nossa ideia inicial é inserir no cardápio do sistema penitenciário e, se tudo der certo, na merenda escolar também”.


E para quem for prestigiar o primeiro churrasco à base de carne de jumento do RN, na quinta-feira (13), em Apodi, o próprio promotor, Silvio Brito, antecipa o cardápio que será servido. “Na forma de churrasco ela fica muito gostosa e também teremos guisado e ao molho madeira”.



Curta: Facebook.com/PortalRafaelFernandes


fonte/imagem: Blog do JP.