quarta-feira, 26 de março de 2014

Previsão aponta chuvas dentro da normalidade no RN





Meteorologistas do Nordeste brasileiro estiveram reunidos na semana passada em Recife (PE) para atualizar as previsões climáticas da região. De acordo com as análises, existe uma tendência de que as chuvas para os setores norte e leste da região Nordeste do Brasil, durante os próximos três meses (abril, maio e junho de 2014), variem entre normal e acima da normalidade.

Mesmo com essas análises, será necessário fazer um monitoramento contínuo, já que ainda poderá haver mudanças nas próximas semanas.

De acordo com o relatório final, “na primeira quinzena de março, as chuvas associadas à presença da Zona de Convergência Intertropical apresentaram uma melhor configuração, tanto nos volumes como na distribuição, principalmente nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba”.

O Rio Grande do Norte foi representado na reunião pela equipe da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

A próxima reunião para atualização das previsões será no mês de abril, em Maceió (AL), com data a ser definida.

RESERVATÓRIOS

As chuvas ocorridas na primeira quinzena de março ainda não provocaram mudanças significativas nos níveis de armazenamento de água nos principais reservatórios da região, prevalecendo crítica a situação dos reservatórios da região semiárida, que atualmente apresentam um armazenamento em torno de 25% a 30% da sua capacidade máxima


E enquanto chuvas melhores não chegam, o Nordeste convive com a realidade de que 74,2% dos 1.795 municípios da região estão em estado de emergência desde novembro de 2013.





fonte: Blog do JP