Business

INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO





PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/CERES/SEDIS/UFRN/MEC

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM DOCÊNCIA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL

1.      APRESENTAÇÃO

A formação continuada dos professores da educação básica encontra-se entre as prioridades do Ministério da Educação explicitadas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para garantir educação de qualidade social, centrada no aprendizado do educando. A criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica é uma das respostas a esse compromisso. Instituída pelo Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, tem por finalidade apoiar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas da educação básica.

O Curso refere-se a uma formação a título de aperfeiçoamento sobre a temática da Educação Integral o qual se insere ao conjunto dos cursos de formação coordenados pelo Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada, da UFRN, que recebe financiamento do FNDE. Congrega-se a uma ação de relevância extrema na formação de professores para a implantação de uma perspectiva de educação integral nas escolas públicas brasileiras sob a condução do MEC.

O Curso encontra-se vinculado ao Departamento de Educação do CERES-Caicó-RN, no entanto, conta com a colaboração de professores não somente do seu quadro, mas também de outros departamentos da UFRN, como por exemplos, Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Departamento de Currículo e Práticas Educativas, Departamento de Direito e Departamento de Informática e Matemática Aplicada. O quadro de tutores integra participantes da UFR, UERN, IFRN e Secretaria Estadual de Educação, apresentando um perfil que integra diferentes instituições, numa perspectiva da intersetorialidade.

2.      PÚBLICO ALVO

Coordenadores/Professores Comunitários do Programa Mais Educação (prioritários) e Gestores das escolas públicas estaduais e municipais do RN localizads no entorno dos municípios de Assu, Caicó, João Câmara, Natal, Mossoró, Parnamirim, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

3.      OBJETIVO GERAL
Contribuir para a melhoria do processo educativo realizado nas escolas, por meio da capacitação em Educação Integral aos gestores e professores das escolas participantes do Programa Mais Educação do MEC (SEB).

4.      MÓDULOS DO CURSO

MÓDULO I - Educação à distância: aspectos conceituais e domínio das tecnologias digitais.

MÓDULO II - Fundamentos, Políticas Públicas e Gestão Intersetorial em Educação Integral.

MÓDULO III - Currículo e Docência numa perspectiva de Educação Integral.

MÓDULO IV - Artes e cultura na escola numa perspectiva de educação integral.

MÓDULO V - Linguagem e construção do conhecimento.

MÓDULO VI – Educação e Direitos Humanos

MÓDULO VII – Educação Integral e Robótica

MÓDULO VIII – Animações e Jogos Digitais na Escola

MÓDULO XIX – Elaboração de Projetos Socioculturais na escola.

COORDENADORA GERAL – PROFA. NAZINEIDE BRITO

COORDENADORA ADJUNTA DO POLO DE PAU DOS FERROS – PROFA. MARIA DE FÁTIMA GARCIA

TUTOR DA TURMA DE PAU DOS FERROS - JOSÉ CARLOS GOMES BATISTA

5.        LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

Auditório "Maria José Vilaça", situado na sede da Secretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros/RN, localizada na Avenida da Independência, 1455. Centro. Pau dos Ferros/RN.




Atenciosamente,

José Carlos.

Tutor do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral - Polo de Pau dos Ferros-RN - PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO - SEDIS/UFRN/MEC.