Business

Reunião avaliou o prognóstico climático para o trimestre junho, julho e agosto




Na última quinta-feira (22) a secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de SE sediou a III Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste da Região Nordeste do Brasil. Foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão sazonal, visando elaborar o prognóstico climático para o trimestre junho, julho e agosto.

A previsão climática de consenso para esse período indica maior probabilidade de chuva nas categorias dentro da média a acima da normal climatológica no leste dos estados nordestinos. As seguintes categorias de probabilidades em relação à normal climatológica para a ocorrência de precipitação na costa leste do Nordeste foram definidas: 35% acima, 40% normal e 25% abaixo.

Porém, não se descarta grande variabilidade temporal e espacial da chuva, assim como a possibilidade de episódios de chuvas intensas decorrentes da atuação de distúrbios ondulatórios de leste. Recomenda-se a continuação do monitoramento e acompanhar as previsões de tempo nas áreas do leste do Nordeste, bem como a evolução das condições do Oceano Atlântico tropical.



fonte: Blog do JP.