terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Luis Gomes, São Francisco do Oeste, São Miguel e João Dias ficam sem água para consumo humano

Açude do Bonito - São Miguel/RN ( Foto: Galeno Silva).




A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que em função da baixa no volume dos mananciais e/ou poços que abastecem as cidades de Luis Gomes, São Francisco do Oeste, São Miguel, João Dias estão com estão com seus sistemas de água em colapso.

Uma vez que a Caern é usuária dos mananciais, monitorados e autorizados a captação pela Semarh, quando ocorre a situação de colapso, é imediatamente suspenso o faturamento pela Caern, e a população passa a ser abastecida pela Administração Pública (Governo do Estado, Prefeituras, Defesa Civil, Exército), que adota a medida mais adequada de acordo com a localidade.

Especificamente em São Miguel, o Açude Bonito está com menos de 1% de sua capacidade de armazenamento, por isso a Caern suspendeu o faturamento.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) perfurou dois poços e a Caern, para auxiliar neste processo, está instalando bombas para captação da água. Estes poços serão usados exclusivamente para fornecer água para o abastecimento da população.

O colapso em Luis Gomes iniciou em novembro de 2011, quando foi suspenso o faturamento, e permaneceu até junho passado. Em julho de 2014 a Caern tentou retomar o abastecimento, feito a partir do Açude Lulu Pinto, mas como não foi possível fornecer de maneira contínua, houve novo colapso em novembro passado, sem haver cobrança de fatura à população desde então.


Atualmente a cidade de São Francisco do Oeste, encontra-se em colapso pela baixa no Açude São Gonçalo. Somente um poço é usado para fornecer água, mas este não tem capacidade suficiente para atender sozinho toda a população.








Fonte: Blog do JP.