Business

Sem água, municípios do RN e de mais 10 estados sofrem racionamento





Por Josemário Alves / SOS Notícias do RN
Foto: Arquivo / InterTV Cabugi


Pelo menos 93 cidades em todo o país tiveram o abastecimento de água cortado pelas concessionárias devido aos níveis críticos dos reservatórios. A informação foi publicada no jornal Folha de São Paulo.

Segundo o tabloide, ao todo são quase 4 milhões de pessoas afetadas. A escassez de água atinge municípios de Minas Gerais, Espírito Santos e dos nove Estados do Nordeste.

No Rio Grande do Norte, são cerca de 22 cidades que sobrevivem em regime de racionamento de água. A maioria deles na região do Seridó e Alto Oeste.

Os principais reservatórios do estado estão em colapso, como a barragem de Pau dos Ferros, açude Gargalheiras em Acari e o açude Itans em Caicó. Ambos com volume de água em menos de 10%. Outros como a barragem de Santa Cruz em Apodi e Armando Ribeiro em Assu estão com cerca de um terço de sua capacidade.

Para minimizar os efeitos da seca, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) perfura poços e instala bombas para captação de água, a exemplo de São Miguel no Alto Oeste. 

Estes poços serão usados exclusivamente para fornecer água para o abastecimento da população.