segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

02 de fevereiro dia de Nossa Senhora das Candeias padroeira de Jaguaribe/CE

Imagem de Nossa Senhora das Candeias - Jaguaribe/CE,
FOTO: Kilokura.com



Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação) é um título mariano pelos quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria. Sob essas designações, é particularmente cultuada em Portugal e Brasil apesar de o surgimento do culto ter sido nas Ilhas Canárias, na Espanha.

A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. 

Nossa Senhora das Candeias é venerada em dezenas de cidades nordestinas, na cidade de Juazeiro do Norte-CE, acontece hoje a tradicional procissão com velas pelas ruas da cidade, e em Jaguaribe também no Ceará ocorrerá logo mais a tarde a procissão de encerramento da Festa das Candeias 2015.


Da redação com informações: wikipedia.