segunda-feira, 18 de maio de 2015

Chuvas não encherão reservatórios do RN este ano, afirma meteorologista



A alegria de ver açudes transbordando tem sido rara no Rio Grande do Norte. E a previsão, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), é de que até o final do ano as chuvas não sejam suficientes para encher os reservatórios que abastecem o estado. "Infelizmente não tem mais previsões de chuvas intensas para o interior do estado. O período de chuvas está acabando e não tem mais condição de formação de chuva”, afirmou Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn.

A equipe de reportagem da Inter TV Costa Branca visitou alguns dos principais reservatórios do Rio Grande do Norte. A situação, na grande maioria deles, é preocupante. Notícia boa apenas no açude Pataxó, que transbordou no mês de março. Os moradores de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, comemoraram. Felicidade de uns, mas preocupação de outros. Na região do Alto Oeste, o cenário é diferente. O açude Bonito, principal reservatório do município de São Miguel, está totalmente seco. E está assim desde janeiro. Água, só através de carros pipa.

Em Pau dos Ferros a situação do açude, que tem o mesmo nome da cidade, é semelhante. O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 54 milhões de metros cúbicos de água, mas hoje está com menos de 1% da capacidade. A represa ainda abastece a cidade de Rafael Fernandes, que tem 5 mil habitantes. Já a população de Pau dos Ferros, com quase 30 mil moradores, recebe a água que vem da barragem de Santa Cruz, em Apodi. 


Blog do JP.