terça-feira, 23 de junho de 2015

Baixa do rio Piranhas-Açu deixa cidade do Seridó potiguar sem água



A cidade de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, está com o abastecimento d'água comprometido desde o último domingo (21) em virtude da baixa do rio Piranhas-Açu. Nesta segunda-feira (22) a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou o aumento da vazão de água vinda da Barragem Coremas, na Paraíba, para tentar solucionar o problema do desabastecimento de Caicó. A Caern recomenda a população de Caicó que utilize a água existente de forma racional.

O incremento de vazão se refere à abertura das comportas da barragem que libera água para o rio Piranhas-Açu. No final de semana, a Regional Caicó da Caern registrou uma queda considerável no nível de vazão de água que chegava à cidade, com o volume mostrando-se insuficiente para o abastecimento.

A Caern acredita que a uma resolução que fixa a data de 1º de julho para que seja suspenso o uso da água para fins de irrigação tenha feito com que alguns irrigantes aumentassem o consumo como forma de reservar água causando a diminuição do volume disponibilizado para Caicó.

A resolução conjunta da ANA com o Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn) foi publicada na última sexta-feira (19) no Diário Oficial da União e trata de providências para garantir o abastecimento humano e a preservação dos mananciais.
Fonte: G1 RN / Imagem: Pesquisa Google.