Business

Procissão das velas ilumina Juazeiro do Norte no encerramento da Romaria de Candeias

Fotos: Rozelia Costa

Maedasdoresjuazeiro.com

Um verdadeiro mar de velas conduziu a imagem de Nossa Senhora pelas ruas de Juazeiro do Norte. Foi assim o cenário da noite desta quinta-feira (02) durante a tradicional Procissão das Velas, por ocasião do último dia da Romaria das Candeias deste ano. O cortejo foi iniciado após a missa da Bênção das Velas, presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, na Capela do Socorro, com direção à Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, onde aconteceu o encerramento da programação festiva com a Bênção do Santíssimo.
 


Entre benditos, orações e cânticos, os romeiros realizaram um espetáculo de fé e emoção. Neste dia da Festa da Apresentação de Jesus no Templo, não somente as velas iluminaram a procissão, mas, sobretudo, a fé e esperança dos romeiros do Padre Cícero Romão e da Mãe das Candeias resplandeceram todo o caminho percorrido pelos fiéis no encerramento de mais um ciclo de romarias, iniciado em julho de 2016, com a Romaria do Padre Cícero.


 
No olhar da devota pernambucana Maria do Socorro da Silva, estava a alegria em ter vivenciado momentos de louvor e devoção durante as últimas romarias que participou em Juazeiro. ”Eu estive em todas as romarias deste ciclo e não poderia deixar de vir para Candeias. Para mim, é uma bênção de Deus”, disse. Ainda quando criança, ela já realizava a sua peregrinação ao lado de seus pais. Hoje, a tradição ultrapassou gerações e Maria do Socorro vivencia a romaria juntamente com o seu esposo, filhos e netos. “Quando ainda criança, eu vinha de pau-de-arara e levava três dias para chegar até aqui com os meus pais. Hoje, venho com meus familiares e continuo a tradição”, pontua.
 
Assim como Maria do Socorro, milhares de romeiros foram os verdadeiros protagonistas desta noite festiva. Nem mesmo o grande aglomerado de pessoas impediu que os romeiros dessem continuidade à tradição deixada pelo saudoso Padre Cícero Romão Batista há mais de 100 anos. A mais antiga de Juazeiro do Norte, a Romaria das Candeias, remonta ao final do século XIX, quando o patriarca de Juazeiro difundiu para os habitantes da cidade, para o povo da época, a devoção à luz: Nossa Senhora das Candeias, aquela que conduz a luz que é Jesus.
 
Experiência romeira
 
Participando pela primeira vez da Romaria das Candeias, o bispo Dom Gilberto Pastana manifestou a satisfação em vivenciar a experiência romeira. “Uma experiência nova, a primeira como bispo diocesano e ela modifica porque, estando na procissão, eu tive a possibilidade de ver muitas expressões de idosos, crianças, de jovens recorrendo a Nossa Senhora e a sua proteção, ela que trouxe a Luz que é Jesus”, declarou.
 
Segundo Dom Gilberto, a romaria resulta em momentos de profunda espiritualidade, emoção, mas também de compromisso com a vida. “A gente percebe essa preocupação também dos romeiros em zelar, cuidar, atender e ser atencioso para com as pessoas. É importante que isso gere cultura, também em todos nós, em todos os habitantes aqui de Juazeiro, essa solidariedade e essa paz, para que a luz do Senhor seja visível e, sendo visível, ela possa iluminar todas as escuridões da sociedade e da vida”, acrescentou o bispo.
 
Ao final da programação, nas palavras do padre Cícero José, em nome de toda a comunidade sacerdotal da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, estavam os agradecimentos a todos que contribuíram com serviço e oração durante a programação da romaria. A primeira romaria de 2017 foi encerrada com o esperado show pirotécnico, sob os olhares atentos dos fiéis, clero e autoridades civis, dentre elas a presença do Governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, e do prefeito municipal, Arnon Bezerra.
Por: Ingrid Monteiro