Business

Barragem em Triunfo Potiguar ameaça estourar e população é aconselhada a deixar suas casas



As fortes chuvas caídas na região estão provocando o aumento acelerado do nível das águas no açude de Juremas, em Triunfo Potiguar, no Médio Oeste, o que deixou a população em estado de alerta devido a ameaça de enchentes. A situação é crítica e pode resultar numa cheia jamais vista na cidade.

Caso o açude seja arrombado sem que haja um rápido serviço de drenagem das águas e desvio, comunidades vizinhas e parte do centro da cidade serão tomadas pelas águas, inclusive os arredores da igreja Matriz, segundo prevê os moradores mais antigos da cidade. Moradores da área ribeirinha já estão saindo de suas residências. 

Ontem maquinas escavadeiras estavam no local e o sangrador foi partido ao meio para o escoamento da água. Mesmo assim, os moradores circunvizinhos estão sendo aconselhados a deixarem suas residências.

A situação se agrava em razão da cheia do açude de Jerônimo, como é conhecido. Ele tem seu leito direcionado a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves em Assu, e sua correnteza banha várias comunidades rurais no entorno do município de Campo Grande.

Com a expectativa de mais chuvas na região, é grande a possibilidade de arrombamento também de outras barragens. Em consequência da estiagem prolongada dos últimos anos, açudes e barragens não receberam maior atenção tanto do poder público, quanto de particulares, em termos da realização de serviços preventivos.


Fonte: Blog do Eugênio Freitas