Business

Deputados federais tomam posse hoje, e Lira pode ser reeleito presidente com votação histórica

 


Os 513 deputados federais eleitos em outubro do ano passado tomarão posse nesta quarta-feira (1º) em sessão marcada para as 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

No Rio Grande do Norte, tomarão posse quatro novos deputados: Fernando Mineiro (PT), Paulinho Freire (União Brasil), Robinson Faria (PL) e Sargento Gonçalves (PL). Eles se juntarão aos deputados reeleitos Benes Leocádio (União Brasil), General Girão(PL), João Maia (PL) e Natália Bonavides (PT).

Pela tarde, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Dois deputados estão na disputa: Arthur Lira (PP-AL), que é candidato à reeleição, e Chico Alencar (PSOL-RJ). O atual presidente é franco favorito e caminha para ter uma das maiores votações da história na Câmara. Ele já tem apoio de 20 partidos. Todos os deputados do RN deverão votar em Lira.

O recorde de votação para presidente da Câmara, desde a redemocratização, é de 434 votos. Dois deputados chegaram à presidência da Câmara com esse número: Ibsen Pinheiro (então PMDB), em 1991, e João Paulo Cunha (PT), em 2003.

Em entrevista à GloboNews nesta terça-feira (31), Arthur Lira afirmou que a composição de sua chapa pela reeleição é um gesto de “pacificação” por incluir partidos “antagônicos”. A chapa reúne PT e PL, as duas maiores bancadas da Casa, além de Republicanos, União Brasil, MDB e PSD.

“Eu penso que nesse momento, a Câmara, se une administrativamente num gesto claro para o Brasil, num esforço de todos os líderes e partidos que são antagônicos, que são diferentes, que são distintos, e que farão um gesto de início de pacificação”, declarou o atual presidente.

Na mesma entrevista, o presidente da Câmara negou já ter feito críticas “pessoas e políticas” ao presidente Lula (PT). Afirmou ter atualmente uma relação “tranquila” com o chefe do Executivo.


Agora RN

Postar um comentário

0 Comentários