Business

Ministério Público investiga estrutura de unidades de saúde em cidades do Alto Oeste

 
Vista parcial da Av. Senhora Santana em Luís Gomes/RN

As unidades de saúde de Luís Gomes, Major Sales, José da Penha e Paraná serão investigadas pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Os quatro inquéritos civis já foram instaurados e publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) e  estão sob a responsabilidade da Promotoria de Justiça da Comarca de Luís Gomes.

O Promotor de Justiça Ricardo José da Costa Lima delimitou prazo de dez dias para que os secretários de Saúde dos municípios apresentem relatório com as informações solicitadas: número de equipes da Estratégia Saúde Família-ESF (antigo PSF) existentes no âmbito do município referente; as áreas de abrangência de cada uma delas e, caso haja vazios assistenciais, especificar o nome de cada um dos profissionais que compõem a equipe, com a especificação das funções e carga horária.

A delimitação do objeto desses quatro inquéritos foi uma sugestão do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania. Em face disso, foram instaurados mais quatro inquéritos com o objetivo de apurar a oferta de atendimento 24 horas das urgências de baixa e média complexidade dos hospitais dos municípios relacionados – Hospital Municipal Vereador Antônio Linhares, em Luís Gomes; Hospital e Maternidade Mãe Tetê, em Major Sales; Hospital Maternidade Mãe Fraza, em José da Penha; e da Unidade Mista Mãe Joaquina, em Paraná.

Em relação aos hospitais, o MPRN requisita as seguintes informações: nome, CRM e natureza do vínculo (contrato temporário ou servidor efetivo) e carga horária semanal dos médicos que compõe as escalas de atendimento; os dias da semana e horários que o referido hospital conta com a presença do médico local; cópia da escala dos médicos plantonistas do hospital, de segunda-feira a domingo (24h/dia) e a relação da ambulância em efetivo funcionamento atualmente à disposição do referido hospital (contendo marca, modelo, ano e placa.





Fonte/Imagem: Blog do JP.