Business

Natal tem o maior índice de morte de jovens do Brasil

Vista aérea de Natal/RN


De acordo com o Mapa da Violência 2013: Homicídio e Juventude no Brasil, publicado ontem (18) pelo Centro de Estudos Latino-Americanos (Cebela), com dados do Subsistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, Natal tem o maior índice de morte de jovens do Brasil.

No período de 2001 a 2011, o aumento registrado foi de 267,3%. Em 2001 foram registrados 113 homicídios, e em 2011, 397 casos. 

O Brasil é o sétimo colocado no mundo em casos de homicídios. A cada 100 mil habitantes, 27,4 são vítimas de crimes. No caso de jovens entre 14 e 25 anos, o número aumenta para 54,8.

El Salvador lidera o ranking de índices de homicídios seguido de Ilhas Virgens, de Trindad e Tobago, da Venezuela, da Colômbia, da Guatemala, do Brasil, do Panamá, de Porto Rico e das Bahamas.

Segundo o estudo, esses índices são explicados pela incidência de problemas estruturais de origem política, econômica e social, como desigualdade e falta de acesso a serviços básicos combinados ou não a conflitos armados, como os que acontecem na Guatemala, em El Salvador e na Venezuela. No caso dos homicídios de jovens, o Brasil tem taxa mais de 500 vezes maior do que a de Hong Kong, 273 vezes maior do que a da Inglaterra e do Japão e 137 vezes maior do que a da Alemanha e da Áustria.


Fonte: Blog do JP.
Imagem: Pesquisa Google