Business

Fabrício Torquato busca soluções para abastecimento de água em Pau dos Ferros

Área verde da Praça Monsenhor Caminha

Barragem de Pau dos Ferros


Diante da preocupante situação do abastecimento de água na cidade e também na região, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, há vários dias, esteve trabalhando na busca por melhorias nesta área. Segundo Fabrício, em contato com a Direção da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte  CAERN, o Prefeito recebeu a informação que dois Químicos encontram-se trabalhando para mudar a forma do tratamento e melhorar a qualidade da água distribuída.

“A informação que nos passaram é que, nos próximos dias, a população já vai receber água de melhor qualidade”, afirmou o Prefeito. Ainda em contato com a CAERN, Fabrício foi informado que os carros pipas que coletavam água em Pau dos Ferros para outros municípios, terão que ir até a barragem de Santa Cruz, em Apodi.

“Alguns veículos já estão indo para Apodi. A partir de 1º de Setembro, nenhum mais será abastecido aqui”, informou o Prefeito. No que compete diretamente a Prefeitura, Fabrício anunciou que a irrigação de praças e canteiros, que era feita com água da barragem, vão ser suspensas e serão realizadas com as águas do Açude “25 de Março”, que não eram utilizadas. Esta mesma rotina deverá acontecer para a realização de obras. Os construtores deverão buscar água no “25 de Março”.  Isso foi um acordo feito na audiência pública realizada há alguns meses, onde a Ministério Público ficou responsável por cobrar essa adaptação, quando recebesse denuncia da população ou dos órgãos.

“A Prefeitura vai fiscalizar mais e pede, também, a colaboração de todos para denunciar aqueles que não seguirem esta nova rotina. Podem procurar a Promotoria e realizar a denuncia”, destacou Fabrício. Nesta terça-feira, 27, Fabrício se reúne com Yuri Tasso, Diretor Estadual da CAERN, junto com o Deputado Estadual, Getúlio Rego e o Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Rego. Nesta pauta, Fabrício vai apresentar propostas para solução temporária do problema do abastecimento.

“Existem estudos que apontam a perfuração de poços como uma solução paliativa para o abastecimento de Pau dos Ferros e região. São alternativas como essas que vamos apresentar e vamos nos articular para conquistar estes benefícios”, assegurou.

Fabrício destacou que sabe que muitas dessas atividades, não vão resolver definitivamente o problema. Exatamente por isso, o grande desafio continua sendo a conquista da Adutora Expressa, que trará água da Barragem de Santa Cruz para Pau dos Ferros. “Esse permanece como nosso grande desejo e estamos articulando para que o Governo do Estado e Federal possam realizar este investimento para a região”, declarou.

Fabrício ainda frisou que, mesmo diante deste trabalho, é indispensável à participação da população na economia de água. “Temos que ser responsáveis e conscientes quanto à utilização da água. Se não houver economia, nenhum trabalho resolverá este problema”, finalizou.

Curta: Facebook.com/PortalRafaelFernandes