Business

Ataques de 11 de Setembro nos EUA completam doze anos, reveja imagens!








Doze anos depois dos ataques do 11 de Setembro, os Estados Unidos novamente lideram um debate internacional sobre violĂȘncia bĂ©lica e guerras. Desta vez, os norte-americanos defendem uma intervenção armada na SĂ­ria. Para o presidente dos EUA, Barack Obama, os sĂ­rios usam armas quĂ­micas nos conflitos que ocorrem principalmente na capital Damasco. Por enquanto, os norte-americanos adiaram o começo da ofensiva Ă  espera de o presidente da SĂ­ria, Bashar Al Assad, entregar os arsenais quĂ­micos para a comunidade internacional destruir.

Em 11 de Setembro de 2001, houve uma sĂ©rie de ataques suicidas coordenados pela rede Al Qaeda a cidades norte-americanas. Pela manhĂŁ, 19 homens ligados Ă  rede sequestraram quatro aviĂ”es comerciais com passageiros e usaram dois deles para atingir as Torres GĂȘmeas do World Trade Center em Nova York.

Os ataques Ă s Torres GĂȘmeas mataram todos que estavam nos aviĂ”es e muitos dos que trabalhavam nos edifĂ­cios. Ambos os prĂ©dios desmoronaram em duas horas, destruindo construçÔes vizinhas e causando outros danos. O terceiro aviĂŁo de passageiros caiu contra o PentĂĄgono, em Arlington, VirgĂ­nia, nos arredores de Washington.

O quarto aviĂŁo caiu em um campo prĂłximo de Shanksville, na PensilvĂąnia, depois que alguns dos passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do aviĂŁo, que os sequestradores tinham desviado para Washington. NĂŁo houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
No total, aproximadamente 3 mil pessoas morreram, inclusive os 19 sequestradores. O governo dos Estados Unidos respondeu aos ataques a partir do movimento denominado Guerra ao Terror. Sob coordenação dos norte-americanos, houve a invasão ao Afeganistão. Vårios países também reforçaram a legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da lei.

Os Estados Unidos estabeleceram um fundo no valor de US$ 4,3 milhĂ”es para a cobertura de tratamentos mĂ©dicos contra a asma e doenças respiratĂłrias, alĂ©m de depressĂŁo, ansiedade e dores mĂșltiplas. Em junho, o instituto norte-americano para a higiene e saĂșde no trabalho recomendou que alguns tipos de cĂąncer fossem acrescentados Ă  lista de doenças ligadas aos ataques.



fonte: Ebc.com.br
imagens: Pesquisa Google