Business

Rafael Fernandes/RN, 50 anos, Nossa vida, nossa história

Rafael Fernandes Gurjão

Antônio Justino de Oliveira

Calçadão da Av. Egídio Chagas 

Praças da Av. Egídio Chagas

Igreja Matriz de Santa Luzia 

Calçadão




Hoje 21 de outubro o município potiguar de Rafael Fernandes, celebra o seu cinquentenário, e aqui queremos expressar a nossa singela homenagem.

História:

Por volta de 1917, ocorreu, em um território que hoje corresponde ao município de "Rafael Fernandes", a chegada da tradicional Família Oliveira. Ao ser habitado, o lugar foi logo denominado de "Varzinha", devido ao fato de o local ser considerado como uma pequena várzea com a presença de matas verdejantes, além de ser um lugar onde a agricultura e pecuária eram a base dos sustentos familiares que ali viviam. Com o passar dos tempos o pequeno povoado foi cultivando a religião como ícone fundamental à fundação de uma cidade. Em 1942, teve início a construção de uma capela, organizada pelos moradores do próprio povoado, cujo terreno para a construção foi doado por Antonio Justino de Oliveira, dono de boa parte das terras que ali eram povoadas. O material usado nessa construção era transportado em carros de boi e o sino foi trazido de Mossoró. A capela foi finalmente concluída em 1943, tendo como padroeira Lúcia de Siracusa, conhecida pela forma "Santa Luzia", e que também a padroeira de Mossoró e da diocese à qual a capela pertencia.

A primeira missa ocorrida nessa capela aconteceu em 7 de fevereiro de 1944, e foi celebrada pelo Monsenhor Manoel Caminha Freire de Andrade, que na época era pároco da paróquia de Pau dos Ferros. Em 21 de dezembro de 1953, o povoado de Varzinha foi elevado à categoria de distrito, sendo, quase dez anos depois (21 de outubro de 1963), por força da lei estadual nº 2964, desmembrado do município de Pau dos Ferros, tornando-se novo município do Rio Grande do Norte, com o nome de "Rafael Fernandes" e oficialmente instalado em 7 de fevereiro de 1965. O nome do município faz referência a Rafael Fernandes Gurjão, considerado como personagem ilustre no que diz respeito ao desenvolvimento da região e que exerceu as profissões de interventor federal, governador do estado do Rio Grande do Norte, deputado estadual, médico e industrial.

Celebrar a data 21 de outubro é mais do que festejar a data de emancipação política, é para todos nós um dia especial no calendário, é o dia de homenagear e comemorar o aniversário desta terra tão querida e gentil.

Muitos aqui passaram como não lembra-los, a todos os cidadãos nascidos ou não aqui, pessoas que foram fundamentais para a fundação deste município, seu Antônio Justino, Dona Umbilina, e tantos outros, hoje paramos e vimos o quanto a nossa pequena Rafael Fernandes, cresceu e está se desenvolvendo cada dia mais, sendo assim só nos resta parabenizar a todos os que já contribuíram e os que contribuem para o desenvolvimento desta terra, Parabéns Rafael Fernandes e que Santa Luzia cubra de benções todas as nossas famílias, hoje amanhã e sempre.


Da redação, com informações: wikipédia
Imagenes: Arquivo do Portal Rafael Fernandes