Rafael Fernandes Gurjão

Antônio Justino de Oliveira

Calçadão da Av. Egídio Chagas 

Praças da Av. Egídio Chagas

Igreja Matriz de Santa Luzia 

Calçadão




Hoje 21 de outubro o município potiguar de Rafael Fernandes, celebra o seu cinquentenário, e aqui queremos expressar a nossa singela homenagem.

História:

Por volta de 1917, ocorreu, em um território que hoje corresponde ao município de "Rafael Fernandes", a chegada da tradicional Família Oliveira. Ao ser habitado, o lugar foi logo denominado de "Varzinha", devido ao fato de o local ser considerado como uma pequena várzea com a presença de matas verdejantes, além de ser um lugar onde a agricultura e pecuária eram a base dos sustentos familiares que ali viviam. Com o passar dos tempos o pequeno povoado foi cultivando a religião como ícone fundamental à fundação de uma cidade. Em 1942, teve início a construção de uma capela, organizada pelos moradores do próprio povoado, cujo terreno para a construção foi doado por Antonio Justino de Oliveira, dono de boa parte das terras que ali eram povoadas. O material usado nessa construção era transportado em carros de boi e o sino foi trazido de Mossoró. A capela foi finalmente concluída em 1943, tendo como padroeira Lúcia de Siracusa, conhecida pela forma "Santa Luzia", e que também a padroeira de Mossoró e da diocese à qual a capela pertencia.

A primeira missa ocorrida nessa capela aconteceu em 7 de fevereiro de 1944, e foi celebrada pelo Monsenhor Manoel Caminha Freire de Andrade, que na época era pároco da paróquia de Pau dos Ferros. Em 21 de dezembro de 1953, o povoado de Varzinha foi elevado à categoria de distrito, sendo, quase dez anos depois (21 de outubro de 1963), por força da lei estadual nº 2964, desmembrado do município de Pau dos Ferros, tornando-se novo município do Rio Grande do Norte, com o nome de "Rafael Fernandes" e oficialmente instalado em 7 de fevereiro de 1965. O nome do município faz referência a Rafael Fernandes Gurjão, considerado como personagem ilustre no que diz respeito ao desenvolvimento da região e que exerceu as profissões de interventor federal, governador do estado do Rio Grande do Norte, deputado estadual, médico e industrial.

Celebrar a data 21 de outubro é mais do que festejar a data de emancipação política, é para todos nós um dia especial no calendário, é o dia de homenagear e comemorar o aniversário desta terra tão querida e gentil.

Muitos aqui passaram como não lembra-los, a todos os cidadãos nascidos ou não aqui, pessoas que foram fundamentais para a fundação deste município, seu Antônio Justino, Dona Umbilina, e tantos outros, hoje paramos e vimos o quanto a nossa pequena Rafael Fernandes, cresceu e está se desenvolvendo cada dia mais, sendo assim só nos resta parabenizar a todos os que já contribuíram e os que contribuem para o desenvolvimento desta terra, Parabéns Rafael Fernandes e que Santa Luzia cubra de benções todas as nossas famílias, hoje amanhã e sempre.


Da redação, com informações: wikipédia
Imagenes: Arquivo do Portal Rafael Fernandes