Business

CONFECÇÃO DA RÉPLICA DA IMAGEM DE SANTA LUZIA DE RAFAEL FERNANDES/RN




A imagem original de Santa Luzia, padroeira de Rafael Fernandes chegou ao então povoado de Varzinha no ano de 1942, traga pelo Senhor Luis Chagas da cidade de Santa Cruz interior do estado do Rio de Janeiro. Desde deste tempo os fiéis sempre tiveram muito zelo e admiração pela santa, tendo em vista sua beleza e elegância, e a sua particularidade, muitos diziam, e até hoje falam que: ‘’ Nunca se viu, uma imagem igual... ’’

A sua primeira restauração foi no ano de 1994, após 52 anos de sua chegada ao nosso município. Anos passaram e no ano de 2001 após a missa solene devido à veneração dos peregrinos com o toque na imagem, quebrou-se a mão que segura à palma, causando angústia e preocupação, no mesmo dia a imagem foi restaurada pelo padre Ivonzéliton Leite e pelo senhor Jarismar Silva, pois logo à tarde a imagem sairia em procissão.

Quando quebrada, percebeu-se que seu gesso estava com uma cor escura o que sinalizava um estado de decomposição, e para mais segurança da imagem, no ano seguinte ela foi novamente restaurada junto à réplica de Nossa senhora da Conceição de Pau dos ferros, São Sebastião do Encanto, pela senhora Socorro que residia também na cidade do Encanto.

Em 2007 por intermédio de Padre José Janédson, a imagem foi levada para Mossoró para ser restaurada pela equipe coordenada por Flávio Tácito, na perspectiva de devolver sua pintura original. Neste processo foram removidos da imagem cinco camadas de tintas e devolvida suas cores originais, pintada com uma técnica altamente moderna com tintas automotivas.

Há muito tempo havia-se um sonho de ser feita uma réplica, para garantir as futuras gerações que este nosso patrimônio de fé, venerado pelos nossos antepassados seja o mesmo que vai ser conhecido e amado pelos nossos filhos e netos, além de garantir a segurança da imagem original.
             
Então neste ano, a imagem foi levada para a cidade de Acari, onde está sendo confeccionada sua réplica no ateliê de arte sacra do Mestre Ambrosio Córdula, onde observamos elevada riqueza de detalhes e o primoroso acabamento apresentado em suas esculturas - utilizando processos de policromia, olhos de vidro e aplicação em folhas de ouro - resgatando toda a excelência da arte em madeira.

A imagem deve retornar no final do mês de março, e será com certeza recebida em festa, pois grande é a nossa alegria... Afinal é mais um sonho realizado!