Business

Fornecimento de água em Luís Gomes é retomado após 30 meses de paralisação

Vista aérea da cidade de Luís Gomes/RN




Após 30 meses com o fornecimento de água suspenso, a cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste do Estado, é o sexto sistema este ano que volta a ter água nas torneiras. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reativou o abastecimento ontem para cerca de duas mil famílias.

Antes, a empresa entregava o produto através de 20 reservatórios instalados em pontos estratégicos da cidade que eram abastecidos por carros-pipa, diariamente, sem custo financeiro para os moradores.

O restabelecimento só será possível graças às últimas chuvas na região que ampliaram o volume de água no açude Dona Lulu Pinto, suficiente para atender a cidade até dezembro deste ano.

A Caern retoma o abastecimento em Luís Gomes com a distribuição de 70 mil litros de água/hora, diariamente, para duas mil famílias. Inicialmente, a Companhia vai fornecer o produto de forma alternada, 24 horas para uma parte da cidade e no dia seguinte atende outras áreas que não receberam no dia anterior.

Companhia distribuirá 1,7 milhão de litros a cada 24h

Segundo o engenheiro da Caern, Anderson Araújo de Souza, da Unidade Regional de Serviço no Alto Oeste, a cada 24 horas a empresa vai distribuir 1,7 milhão de litros de água, o equivalente a 106 litros por habitante/dia, considerando o cálculo de quatro pessoas por imóvel.

Entre 2012 e 2014, por causa da seca, o Rio Grande do Norte registrou o colapso no abastecimento em 15 cidades pela falta d’água nos açudes. São elas: Jucurutu, Ipueira, S. José do Seridó, Equador, Francisco Dantas, João Dias, Pilões, Venha-Ver, Antônio Martins, Paraná, Olho D’Água do Borges, Riacho de Santana, São Francisco do Oeste, Luís Gomes e Carnaúba dos Dantas.

Luís Gomes foi a cidade que teve período mais longo de paralisação. Com as chuvas, mesmo irregulares, a Caern vem restabelecendo gradativamente o serviço.


As outras cidades já com serviço recuperado foram Jucurutu, Ipueira, São José do Seridó, Equador e Francisco Dantas. A empresa vem trabalhando para restabelecer o abastecimento nos próximos dias para as cidades de João Dias, Pilões e Venha-Ver.




fonte: Blog do JP.
imagem: Pesquisa Google.