Business

Convivência com a seca, uma realidade que assola o semiárido nordestino

Falta d' água atinge famílias em comunidade rural de São Miguel/RN,
FOTO: José Ubiraci para o Portal Rafael Fernandes



Em recente visita a comunidade de cachoeirinha-II no município de São Miguel/RN, o articulador territorial do Alto Oeste, José Ubiraci parou para ajudar uma cena comum para essa comunidade de 158 habitantes que sofre com a falta d´água na região. 

Devido a falta de chuva a comunidade vem sendo abastecida por 10 pipas de 9.000 litros mês, da Operação Pipa do Exército Brasileiro, sendo distribuídos no máximo 20 litros por habitante dia, a água é captada das fontes subterrâneas no município de Apodi/RN, a cerca de 130 km de distância.


A Srª. Maria Bosa, e o Sr. João de Maria disseram que existe dificuldade para suprir as necessidades domésticas, além da água distribuída pelo exército, que é usada para o consumo humano ainda compram duas carradas por mês com 8.000 litros á R$80,00 cada, para a residência do casal e de uma filha para realizarem as atividades domésticas, causando um impacto considerável no orçamento mensal, já que a maioria atingida pela escassez do líquido precioso compreendem a população de baixa renda no território.

Mesmo atingido com a seca o agricultor rural confia em um bom inverno no próximo ano e espera ser beneficiado com Subprojetos do RN SUSTENTÁVEL, Edital 01/2014 que selecionará as melhores propostas das associações rurais para investimentos em abastecimentos e tratamento d’água com distribuição aos beneficiários, e o reuso da água cinza para cultivo de quintais produtivos, proporcionando segurança hídrica e alimentar para as famílias beneficiárias dos subprojetos.



Da redação com: José Ubiraci- Articulador Territorial do RN Sustentável no Alto Oeste