Business

Eleitores voltam às urnas para definir presidente e 14 governadores




Mais de 142,5 milhões de eleitores devem voltar às urnas neste domingo (26) para escolher, em segundo turno, o futuro presidente da República e os governadores de 13 estados e do Distrito Federal.

Nos locais em que o governo estadual já foi escolhido no primeiro turno, as urnas eletrônicas mostrarão apenas os candidatos a presidente: Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Nos estados que definirão o governador neste domingo (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal), as urnas exibirão, em seguida, os nomes dos candidatos a governador.

Os mais de 96 mil locais de votação estarão abertos das 8h às 17h, obedecendo ao horário local. Na eleição, que é 100% informatizada, serão utilizadas 530 mil urnas eletrônicas.
Neste ano, 21 milhões de eleitores (em torno de 15% do eleitorado do país) em 764 municípios brasileiros estão aptos a votar usando a identificação biométrica.

Por causa da adoção do horário de verão em vários estados, a divulgação do resultado das eleições para presidente da República turno só começará a partir das 20h, no horário de Brasília.

A demora se explica porque o fuso horário do Acre está três horas a menos em relação à capital federal. Os resultados ao governo nos estados com segundo turno começarão a ser divulgados logo após o fim da votação em cada local (17h, pelo horário local).



Fonte: G1
Imagem: Pesquisa Google