Business

O Centenário Açude Gangorra de Rafael Fernandes encontra-se completamente seco

Açude Gangorra em Rafael Fernandes encontra-se completamente seco,
(FOTO: Douglas Diógenes/Portal Rafael Fernandes).


Desolação, tristeza e perplexidade são algumas da palavras que descrevem a atual situação do maior reservatório do município de Rafael Fernandes-RN, o Açude Santana ou Gangorra como é mais conhecido, encontra-se completamente seco.

Sangradouro do Açude (Na foto da esquerda sua última sangria em 2011,
á direita o mesmo ângulo agora em 2015).

Construído no início do século passado, o Açude Gangorra é o mais antigo do estado do Rio Grande do Norte, é também um dos maiores reservatórios da região oeste com capacidade para aproximadamente 7 000 000 ( sete milhões de metros cúbicos de água), é responsável pelo abastecimento de diversas comunidades rurais do município, além de fonte de renda local de dezenas de famílias que tradicionalmente vivem da pesca e da agricultura.

Na foto da esquerda o Açude completamente cheio em 2011,
 já a foto da direita mostra o inverso em 2015.

O Portal Rafael Fernandes criado em 2010 teve o privilégio de registrar em fotos sua última sangria em meados de março de 2011, pois desde essa data com a forte seca que assola a nossa região, o Açude Gangorra não conseguiu mais alcançar o volume completo de sua capacidade o que fez com que o reservatório chegasse ao nível zero neste início de ano.

Sangradouro e passagem molhada na sangria em março de 2011 ( Esquerda),
à direita o mesmo ângulo em 2015.
Este é o atual cenário de como se encontra um dos patrimônios mais importantes do povo Rafaelense e também de toda a região, pois o Açude Gangorra ao longo dos seus 106 anos tornou-se conhecido por sua beleza e exuberância e também por ser responsável por boa parte do pescado comercializado na região oeste potiguar, alto sertão paraibano e também no Ceará incluindo a capital Fortaleza.  

Resta somente pedirmos a Deus boas e constantes chuvas para que possamos um dia ver o nosso Gangorra como antes, um lugar bonito e agradável como sempre foi.


Por: Douglas Diógenes
Imagens: Arquivo do Portal Rafael Fernandes (2011-2015).