Business

História: Há exatos 103 anos o Titanic partia para sua primeira e última viagem




Há 103 anos atrás, mais precisamente no dia 10 de abril de 1912, uma quarta-feira, o maior e mais luxuoso navio da época partia ao meio dia de Southampton, na Inglaterra, com destino à cidade de Nova York, nos Estados Unidos. O RMS Titanic foi construído nos estaleiros da Harland and Wolff, em Belfast, Irlanda do Norte, destinado a competir com os navios Lusitania e Mauretania, ambos da empresa rival Cunard Line.

A construção do RMS Titanic, financiada pelo americano J. P. Morgan por meio da companhia International Mercantile Marine Co. começou em 31 de março de 1909. O casco do Titanic foi lançado ao mar no dia 31 de maio de 1911, e sua equipagem foi concluída em 31 de março do ano seguinte. Seu comprimento total era de 269,04 metros; a largura era de 28 metros; a tonelagem bruta era de 46 328 toneladas; e altura, da linha d'água até o deque de botes, era de 18 metros. OTitanic estava equipado com dois motores de quatro cilindros de expansão tripla, invertido com motores a vapor e uma turbina de baixa pressão Parsons de três hélices. Havia 29 caldeiras alimentadas por 159 fornos de carvão a combustão que tornaram possível a velocidade máxima de 24 nós (43 km/h). Apenas três das quatro chaminés de 19 metros de altura eram funcionais. A quarta chaminé servia apenas para ventilação, que foi adicionada para dar ao navio uma aparência mais impressionante. O Titanic podia transportar um total de 3 547 pessoas, entre passageiros e tripulação.

Assim que o Titanic deixou o cais, seu rastro na água provocou a aproximação do SS New York, outra embarcação que estava ancorada nas proximidades. As suas amarras foram rompidas e os dois navios quase se chocaram. Rapidamente, rebocadores levaram o New York para longe, evitando o pior. O incidente atrasou a partida do Titanic em meia hora.  Depois de atravessar o Canal da Mancha, o gigante parou em Cherbourg, na França, para receber mais passageiros. Outra parada ocorreu no dia seguinte, em Queenstown (hoje atual Cobh), na Irlanda. Como as instalações do porto em Queenstown eram inadequadas para um navio daquele tamanho, o Titanic teve de ancorar fora do porto. Pequenos botes foram os responsáveis por levar os passageiros e bagagens até o navio. Quando finalmente partiu para Nova Iorque, havia 2 240 pessoas a bordo. 


Da redação com informações: Wikipédia