Business

Secretaria de saúde de Rafael Fernandes intensifica ações de prevenção e combate a dengue

Equipe da sec. municipal de saúde em visita a comunidade Torrões,
 zona rural de Rafael Fernandes.


A Secretaria de saúde do município de Rafael Fernandes-RN, realiza diversas ações de combate e prevenção de doenças como: Dengue e Chikungunya (Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado).



Na última semana a equipe de profissionais através de mutirão percorreram as comunidades de Cacimbas, Torrões e Boi Morto. Com 100% das visitas a zona urbana concluída o foco agora é de fato as comunidades rurais, onde os agentes de saúde e de combate a endemias visitam as residências a procura de locais que possam ser propícios a criação de mosquitos, além disso fazem orientações juntamente com o coordenador de vigilância epidemiológica do município, o enfermeiro Seandro, e a coordenadora de vigilância sanitária, a enfermeira Djane Carla.



Este trabalho é uma realização da secretaria de saúde através da prefeitura municipal tendo como planejamento conjunto às coordenações, (atenção básica), coordenada pelo enfermeiro Glauber; Luís Carlos (educação e saúde), Dantas (Endemias), a Secretária municipal de Saúde, Desirée Ferreira e o prefeito Nicó Jr.


O intuito é o cuidado com a população, prevenindo e orientando-a dos perigos que estas doenças podem causar, desta forma alertam também para que qualquer caso mesmo que suspeito seja apresentado aos órgãos de saúde o mais breve, pois o combate só será possível com a colaboração de todos.


Da redação