Business

Sesap/RN pretende zerar fila para procedimentos de ressonância e tomografia; Pau dos Ferros está na lista





A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou um acordo esta semana na 3ª Vara da Infância e Juventude para zerar a fila por procedimentos eletivos de ressonância magnética e tomografia computadorizada em crianças e adolescentes até os 18 anos de idade.

Atualmente a demanda reprimida para estes procedimentos é de 1.000 pessoas, já cadastradas no sistema estadual de regulação, que aguardam para realização dos exames.

A ação será possível graças a um bloqueio judicial nas contas do Estado, realizado no ano passado, da ordem de R$ 2,5 milhões, destinados para compra de equipamentos para estes procedimentos.

De acordo com Valdimar Medeiros, subcoordenador de planejamento da Sesap, “o acordo garantiu que ao invés da compra dos aparelhos, que seria bastante demorada, fossem contratados os profissionais anestesistas para realizar os procedimentos nos municípios que já possuem o serviço – Pau dos Ferros, Mossoró, Caicó e Natal - sendo pago um valor diferenciado, extra tabela SUS”, explicou. Ainda segundo Valdimar, a própria Justiça efetuará o pagamento aos prestadores.

Em até trinta dias será encaminhada ao Judiciário uma relação nominal das crianças que aguardam os procedimentos, divididos por Região de Saúde. Os pacientes serão chamados pela Sesap e prestadores de forma regulada.


Além da Coordenação de Planejamento, compareceram à audiência na segunda-feira (21) a Coordenação de Operações de Hospitais/Unidades de Referência (Cohur) e Complexo Estadual de Regulação da Sesap, e também representantes do Ministério Público.


Blog do JP.