Já se tornou cena comum que motoristas estacionem nas laterais da pista para filmar e fotografar o resultado de acidentes graves, alguns deles com vítimas fatais. No entanto a Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta que a conduta pode gerar multa. Na esfera íntima, os familiares dos acidentados podem, inclusive, processar quem produzir essas imagens e fizer exposição de caráter mórbido em redes sociais, por exemplo.
A orientação da PRF é para que o motorista evite parar num local de acidente, porque ele apenas tumultuaria a situação. A PRF alerta ainda sobre os veículos que pararem, e aqueles que os patrulheiros flagrarem, a notificação será efetuada. O motorista vai receber a notificação, porque no local do acidente tem o trabalho dos legistas (ITEP), tem o trabalho do resgate e do guincho. Segundo a PRF, a reunião de curiosos tumultua o atendimento por ser um grupo grande de pessoas que nada tem a ver com a ocorrência e que atrapalha o trânsito.
A Polícia Rodoviária Federal vai, notificar, e depois eles os motoristas recebem a multa em casa. É orientado uma vez; na outra vez, é realizada a notificando. A multa, nesses casos, é de, (R$ 127,69), e cinco pontos na habilitação (infração grave). Em se tratando de fotos e vídeos, isso pode inclusive gerar processo, por parte da família da vitima.
Fonte: Blog do JP.