Business

Terra que ensinou a PB a ler completa 153 anos; Globo faz homenagem aos cajazeirenses



Cajazeiras é um município do sertão localizado no extremo oeste do estado da Paraíba, região Nordeste do país, comemora hoje 153 anos de emancipação política.
A cidade sertaneja foi destaque na TV Paraíba, afiliada da rede Globo no estado.
História

Conhecida como “A Terra que ensinou a Paraíba a ler”, Cajazeiras festejou ontem segunda-feira (22) seus 153 anos emancipação política. Localizada na Mesorregião do Sertão paraibano, a 468 km da capital paraibana, Cajazeiras ocupa uma área de 565 km² e sua população, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, é de 61.431 habitantes.
Desmembrado do município de Sousa em 1863, o nome “Cajazeiras” faz referência a uma fazenda existente na localidade no século XVIII, onde existiam várias cajazeiras, árvores que produzem o fruto cajá. Nos dias atuais, Cajazeiras é também se tornou a principal cidade da região do Alto Piranhas e polariza quinze municípios do extremo oeste da Paraíba. Possui uma cultura diversificada, realizando diversos eventos anualmente, como o Carnaval e o Festival Estadual de Teatro.

Economicamente, o setor terciário é sua principal fonte de renda, tendo o comércio e os serviços como importantes atividades econômicas. Na agricultura é forte produtora de banana, goiaba e manga. Na pecuária, destaca-se em galináceos, bovinos, ovinos, suínos, caprinos e equinos.
A cidade também desponta na comunicação com sete emissoras de rádio sediadas no município, entre elas: a Rádio Alto Piranhas (650 AM), a Rádio Arapuan (96.1 FM), a Rádio Mais FM (88 FM), a Rádio Cidade (104.9 FM), a Rádio Difusora Cajazeiras (1070 AM), a Rádio Oeste da Paraíba (1000 AM) e a Rádio Patamuté (94,5 FM), além de alguns jornais impressos em circulação, como o Jornal Gazeta do Alto Piranhas e o Diário do Sertão.
O artesanato é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural cajazeirense, como as tapeçarias, as rendas e o vidro. Normalmente essas peças são vendidas em feiras, exposições ou lojas de artesanato.
O futebol de Cajazeiras é outra fonte de lazer de sua população e que já lhe rendeu vários títulos de campeonatos estaduais, por meio de seus tradicionais times: Atlético Cajazeirense de Desportos e o Paraíba Esporte Clube.
Cajazeiras ainda se consolidou como pólo educacional e mantém dois cursos de Medicina, dois de Direito, entre uma variedade de opção na área superior. Entre as instituições de ensino superior, estão a Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), a Faculdade Santa Maria (FSM), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Diário do Sertão