Business

Natal tem maior proporção de endividados do Nordeste



Natal foi a capital do Nordeste com a maior proporção de famílias endividadas (76%) no primeiro semestre deste ano e a quinta colocada entre todas do Brasil. Os dados são da 6ª Radiografia do crédito e do endividamento das famílias brasileiras, divulgado ontem pela Fecomercio-SP. Em junho deste ano, a média nacional de renda mensal comprometida com dívida foi de 31%. Natal também ficou acima da média nacional com 36%.
O endividamento é puxado pela retração da economia com a alta da inflação e disparada do desemprego, segundo especialistas que projetam a manutenção e até o agravamento do quadro neste segundo semestre, com perspectiva de melhora somente a partir de 2017.
O assessor econômico da Fecomércio/SP, Guilherme Dietze, pondera que a taxa de endividamento da capital potiguar mostrado no levantamento não é considerada “preocupante” e se mantém dentro da média de anos anteriores. “O que se tem de observar é se as famílias estão conseguindo pagar ou não essas dívidas, ou seja, como está a taxa de inadimplência. E em Natal, o percentual de famílias com dívidas em atraso é de 27%, o que não é um dado alarmante e está dentro da média nacional”, analisa Dietze.



Fonte: Blog do JP, 
Imagem: Pesquisa Google.