Business

PROCISSÃO ENCERRA FESTA DA PADROEIRA DE RAFAEL FERNANDES

 Andor com a imagem de Santa Luzia - Foto: Reprodução


Uma multidão se fez presente na tarde da última quarta (13), na procissão de Santa Luzia, padroeira de Rafael Fernandes-RN.

Multidão lota a praça da Matriz para acompanhar a Procissão
  

Devotos (as), filhos ausentes e presentes, e também romeiros de várias cidades do Alto Oeste, vieram homenagear a virgem de Siracusa, como também pagar e renovar suas promessas a Santa que é considerada protetora dos olhos
  
História

Em Rafael Fernandes já são 100 anos de fé e devoção, Santa Luzia é venerada desde o ano de 1917, quando a Sra. Umbilina Maria da Conceição, acometido por um problema na vista apega-se a Santa e em promessa caso fosse curada, rezaria um novenário no período de 03 à 13/12 no então povoado de Varzinha, desta forma deu-se início a toda uma trajetória de evangelização, após alguns anos é então construída uma capela em estilo de mutirão sendo concluída no ano de 1943, com o crescimento o povoado torna-se vila e depois distrito de Pau dos Ferros sendo emancipado em 21 de outubro de 1963 recebendo o nome de Rafael Fernandes, numa homenagem ao ilustre Pau-ferrense Rafael Fernandes Gurjão, que fora deputado, governador do estado e também médico.

Estátua de Santa Luzia, solenidade contou a presença do Bispo Diocesano,
Dom Mariano no dia 10/12.

A festa de 2017 ficará para a história, durante cem dias a imagem de Santa Luzia visitou todo o município de Rafael Fernandes, como também a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Pau dos Ferros e a Diocese em Mossoró, entre muitos eventos durante a programação de 03 à 13, podemos destacar a solenidade de implantação do marco do centenário, uma estátua que foi fixada as margens da Av. Egídio Chagas, sendo um presente dado pela Prefeitura Municipal à todos os devotos.




Encerrando a festa, após o retorno da imagem em Procissão, houve a benção do Santíssimo, arreamento das bandeiras, e o tradicional Show Pirotécnico fechando com chave de ouro a Festa Centenária de Santa Luzia neste ano de 2017.

Confira vídeos, imagens e as transmissões ao vivo de toda a festa em nossa Fan Page: Facebook.com/PortalRafaelFernandes 



Redação