Business

RN começa a exportar fio de sisal para os Estados Unidos




Mais um produto potiguar passará a ser exportado a partir deste mês pelo Porto de Natal. O fio agrícola feito a base de sisal, conhecido como baler twine, será enviado aos Estados Unidos em uma navio com embarque previsto esta próxima semana. Até o ano passado, a empresa responsável pela operação, enviava o produto pelo porto de Suape, em Pernambuco.
Até junho, a previsão é de que sejam embarcados pelo menos dois contêineres por mês. O fio agrícola é usado para amarrar fardos de feno, que, armazenados no verão, servem de alimentação do gado no inverno da América do Norte.
A empresa Sisaltec, responsável pela venda é instalada no Distrito Industrial de Extremoz há oito anos e, segundo os responsáveis, tem capacidade de produção para 200 mil fardos do fio por ano, o que totalizaria 14 contêineres por mês. Essa quantidade de produção deve ser atingida até o final de 2020.
Atualmente, são processadas 80 toneladas de sisal por mês. “Temos um mercado em expansão, tanto nacional quanto internacional. Estamos trabalhando nessas duas frentes”, destacou Harry Polman, diretor comercial da Sisaltec.
Ele chamou atenção que só o mercado concentrado nos Estados Unidos e Canadá consome quase 2 milhões de fardos de baler twine de sisal por ano.

Sisal

O sisal é uma planta com origem na América Central, mas que se adaptou muito bem ao semiárido nordestino. Ela possui a fibra vegetal mais dura de que se tem conhecimento, que é usada na produção de cordas e fios biodegradáveis, além de artesanatos e vários outros produtos. De acordo com a Embrapa, o maior produtor no Brasil é o estado da Bahia, seguido pela Paraíba e pelo Rio Grande do Norte. 

G1 RN