Business

Capacidade dos reservatórios potiguares despencou 62,4% em oito anos

Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN



A capacidade de água superficial no Rio Grande do Norte despencou 62,4% nos últimos 8 anos. O dado considerado alarmante por especialistas foi analisado pelo Grupo de Segurança Hídrica do Governo do Estado em reunião nesta terça-feira, 27, no Gabinete Civil.
Em 2010, os reservatórios potiguares estavam com 73,30% da capacidade total. O número caiu para 13,57% em 2017 e, atualmente, é de apenas 10,90%. Os dados foram repassados pelo próprio Gabinete Civil do Estado após a reunião.
“A maior queda foi de 2011 a 2014. A partir de 2015, passamos a controlar a situação. Se não fosse esse controle estaria pior”, contou Josivan Cardoso, Diretor-presidente do Instituto de Gestão das Águas (Igarn).
Conforme dito por Cardoso ao PORTAL NO AR, se as chuvas registradas este ano seguirem na mesma intensidade, espera-se que os reservatórios potiguares cheguem a “30% ou 40% da capacidade hídrica do estado até o fim do ano”.
Com as barragens cada vez mais secas, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) enfrenta dificuldades para abastecer os 167 municípios do estado. Hoje, 15 cidades potiguares estão em colapso de abastecimento e outras 84 são abastecidas por meio de rodízio.
A água chega a estes municípios em colapso através de 70 caminhões-pipa que estão a serviço da Operação Vertente. Os veículos fazem a captação em quatro cidades (Afonso Bezerra, Apodi, Parelhas e Vera Cruz) para abastecer aos moradores dos locais que não podem contar mais com o serviço de abastecimento da Caern.
Chuvas tiram Santana do Matos do colapso
Mesmo que, de acordo com o Igarn, as chuvas que caem desde o começo deste ano terem provocado pouca melhora na situação das reservas hídricas potiguares, elas já diminuíram a quantidade de municípios em colapso. Isso porque até o último dia 23, eram 16 cidades nesta situação.
Quem se livrou do colapso foi Santana do Matos, no Central Potiguar. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), choveu 297,5 mm no município desde o começo do ano. As chuvas fizeram com que o açude Rio da Pedra, que abastece a cidade, recebesse 1 milhão de metros cúbicos de água.
Assim, o açude que estava com 0,08% do volume total atingiu 8,62% da capacidade, que é de 13 milhões de metros cúbicos. Os dados são do Igarn.
Ações emergenciais
A Caern também trabalha com ações emergenciais como a construção de uma nova adutora para captação da água do volume morto da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que atualmente, segundo o Igarn, está com 10,99%, o que corresponde a 263,688 milhões de metros cúbicos. Anteriormente às chuvas, estava com 10,84% da capacidade.
Lista de Municípios em colapso de abastecimento d’água
  1. Almino Afonso;
  2. Francisco Dantas;
  3. João Dias;
  4. José da Penha;
  5. Luiz Gomes;
  6. Marcelino Vieira;
  7. Paraná;
  8. Pilões;
  9. Rafael Fernandes;
  10. São Miguel;
  11. Tenente Ananias;
  12. Patu;
  13. Messias Targino;
  14. Cruzeta;
  15. Jardim do Seridó
 Portal No Ar