Business

Caern confirma através de exames a qualidade da água do açude Tesoura de Francisco Dantas para consumo humano



A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já tem os laudos sobre a qualidade da água do açude Tesoura em Francisco Dantas. O laudo atende a solicitação da secretaria municipal de Saúde que atendendo a preocupação da população queria a confirmação técnica da qualidade da água para consumo humano. A instituição confirmou através de exames que a água do reservatório é de excelente qualidade para o consumo humano, pois, além de acumular somente água nova, transbordou durante vários dias.

Nenhum dos laudos indicou contaminação da água, tendo sido analisados parâmetros físico-químicos e microbiológicos. A água que chega a cidade de Francisco Dantas está totalmente dentro dos níveis de Cloro, Cor Aparente, pH, turbidez, e ausência de coliformes.
O município de Francisco Dantas foi um dos primeiros em todo o interior do estado a ter o seu sistema de abastecimento religado, graças ao bom inverno deste ano que proporcionou a recuperação completa do principal manancial do município, o açude Tesoura, com capacidade para aproximadamente 9 milhões de metros cúbicos de água. O açude não sangrava há 08 anos. 

Redação com Nosso Paraná.