segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Procissão encerra festa da padroeira de Rafael Fernandes

Andor com a Imagem de Santa Luzia, - Foto: Reprodução Facebook


Uma multidão se fez presente na tarde da última quinta (13), na procissão de Santa Luzia, padroeira de Rafael Fernandes-RN.





Devotos (as), filhos ausentes e presentes, e também romeiros de várias cidades do Alto Oeste, vieram homenagear a virgem de Siracusa, como também pagar e renovar suas promessas a Santa que é considerada protetora dos olhos
  


História

Em Rafael Fernandes já são 101 anos de fé e devoção, Santa Luzia é venerada desde o ano de 1917, quando a Sra. Umbilina Maria da Conceição, acometido por um problema na vista apega-se a Santa e em promessa caso fosse curada, rezaria um novenário no período de 03 à 13/12 no então povoado de Varzinha, desta forma deu-se início a toda uma trajetória de evangelização, após alguns anos é então construída uma capela em estilo de mutirão sendo concluída no ano de 1943, com o crescimento o povoado torna-se vila e depois distrito de Pau dos Ferros sendo emancipado em 21 de outubro de 1963 recebendo o nome de Rafael Fernandes, numa homenagem ao ilustre Pau-ferrense Rafael Fernandes Gurjão, que fora deputado, governador do estado e também médico.



Procissão

Por volta das 17hs, os devotos já lotavam a praça da matriz, aguardando a chegada do andor para o início da procissão. Cerca de meia horas depois o imponente e belíssimo andor elaborado pelos jovens da terra; Dálisson Fernandes e Emanuel Augusto, surge encantando a todos, trazendo beleza e emocionando os devotos (as).



Após percorrer as principais ruas de Rafael Fernandes, a procissão retorna para a matriz, onde aconteceu o cerimonial de encerramento, arreamento das bandeiras seguida pela benção do santíssimo. Após a benção feita pela pároco Padre Possídio Lopes, os céus de terrinha de Santa Luzia, foram iluminados pelos fogos de artifício com o show pirotécnico, encerrando os festejos de 2018.


Redação,
Imagens: Igreja de Santa Luzia