Business

Cosern desativa 26 'gatos' de energia elétrica em Parnamirim-RN

Cosern desativou 26 "gatos" de energia elétrica em Cajupiranga, Parnamirim -Foto: Divulgação/Cosern



Equipes técnicas da Cosern identificaram e desativaram nesta segunda (17) 26 ligações clandestinas de energia elétrica - o popular “gato” - que abasteciam residências de forma irregular no bairro de Cajupiranga, em Parnamirim, na Grande Natal.

De janeiro até agora, a Cosern já fez 26.233 inspeções e desativou 3.248 ligações clandestinas em todo estado. Com essa ação, o volume de energia recuperado pela concessionária seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Macaíba e de Jucurutu juntos durante um ano ou o de Pedro Velho durante um mês.

O 'gato' de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 4 anos de reclusão. De janeiro até agora, 7 pessoas já foram presas em flagrante em todo estado cometendo a irregularidade.

Além de crime, a ligação clandestina representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos.

A Cosern disponibiliza o número 116 para quem quiser denunciar fraudes no sistema elétrico.

G1 RN