Business

PMs e bombeiros iniciam paralisação no RN por reajuste salarial

Viaturas do 9º Batalhão da PM não saíram às ruas na manhã desta
segunda-feira (17) - Foto: Arquivo pessoa.l



Policiais e bombeiros militares do Rio Grande do Norte iniciaram na manhã desta segunda-feira (17) uma paralisação por tempo indeterminado. Reajuste salarial, pagamento de folhas atrasadas e recomposição do efetivo estão na pauta de reivindicações. A parada inclui praças e oficiais das duas corporações, que desde as 8h se encontram reunidos em frente à Governadoria, no Centro Administrativo do Estado, em Natal.

Policiais e bombeiros militares estão acampados na frente da Governadoria, no Centro Administrativo do Estado - Foto: Ednaldo Lima/Inter TV Cabugi


O comércio, até então, não foi afetado. A paralisação não envolve a Polícia Civil, que mantém o atendimento nas delegacias funcionando normalmente.
Sobre a segurança nas ruas, o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros Militares do RN, subtenente PM Eliabe Marques, disse ao G1 que as viaturas devem ficar aquarteladas e os efetivos que irão trabalhar serão suficientes apenas para garantir a segurança do patrimônio das próprias corporações.
"Somente nos últimos 5 anos, a defasagem acumulada nos salários passa dos 60%, além de ainda estarmos sem nenhuma previsão para o pagamento do mês de dezembro e do 13º salário de 2018. Sem falar do déficit na PM, que chega a 7 mil policiais", pontuou Eliabe.

Procurados pelo G1, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar disseram que não irão de pronunciar. Já o governo, disse que ainda nesta manhã deve se posicionar oficialmente sobre as reivindicações, mas já adiantou que considera legítima a pauta e espera que o policiamento seja normal nesta segunda-feira.

Ainda de acordo com Eliabe, as viaturas da PM nas cidades de Mossoró (na região Oeste), Pau dos Ferros (Alto Oeste), e Caicó (Seridó) também devem permanecer nos quarteis a partir da 9h desta segunda.

G1 RN