Business

Obras da Barragem de Oiticica passam dos 80% de conclusão

Consórcio EIT – Barragem de Oiticica fica em Jucurutu, e terá capacidade para armazenar até 566 milhões de metros cúbicos de água


As obras de construção da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, estão se aproximando da reta final. Segundo o secretário João Maria Cavalcante, os serviços estão 81,25% concluídos. Já as obras de construção da Nova Barra de Santana, chegaram a 50%. A comunidade está sendo erguida para receber os moradores que tiveram que se mudar da área que será inundada quando o reservatório for concluído, o que deve acontecer ainda este ano.
As obras de Oiticica “estão em pleno vapor”, afirmou João Maria. “Ano passado, enfrentamos um problema com a empresa que estava tocando parte das obras, mas isso já foi resolvido e os trabalhos foram retomados em dezembro”, acrescentou.
A construtora EIT, que já era a responsável pelas obras da barragem, também assumiu a obra social, que é a construção da nova comunidade. Ao todo, 240 famílias serão realocadas para 186 moradias da Nova Barra de Santana. A nova localidade contará com praças, escola, creche, réplica da igreja católica, lotes para desenvolvimento de atividades industriais e infraestrutura com água, energia, saneamento básico, pavimentação e acessibilidade.
Transposição            
A atual previsão de início para a chegada das águas do Rio São Francisco é o primeiro semestre de 2021.
Segundo a Semarh, o convênio com a União para concluir a obra da barragem de Oiticica se encerra em dezembro. Por isso, a pasta corre contra o tempo para entregar todo o complexo.
“Hoje, a barragem é aberta, tem nível para barrar o que hoje está represando (limite de 88 milímetros), mas segue aberta. Não podemos inundar a comunidade de Barra de Santana. Com o fim das obras da nova área habitável, nós iremos fechar o barramento. Esperamos iniciar já em setembro”, diz João Maria.
Como a carga d’água proveniente do São Francisco só vai chegar em 2021, a Barragem de Oiticica deve contar com o volume das chuvas para ganhar capacidade de armazenamento.
Oiticica
Oiticica terá capacidade para armazenar até 566 milhões de metros cúbicos de água. A unidade será o terceiro maior reservatório do Estado. A estrutura vai beneficiar 350 mil pessoas em 43 municípios potiguares. A barragem vai ofertar água para as regiões do Seridó, Vale do Açu e região Central. Inicialmente orçada em R$ 311 milhões, o valor saltou para R$ 550 milhões após ajustes no contrato da obra. 

Agora RN