Business

Governo do RN desiste de hospital de campanha na Arena das Dunas e contrata leitos de hospital filantrópico

Liga vai receber leitos no RN - Foto: Sandro Menezes


O Governo do Rio Grande do Norte considerou infrutífera a chamada pública feita para contratar empresas para gerenciar um hospital de campanha contra o novo coronavírus – Covid-19 – na Arena das Dunas, em Natal, e desistiu da unidade. As informação foi divulgada nesta quinta-feira (16). Em contrapartida, o estado anunciou a contratação de 60 leitos da Liga Norte-riograndense Contra o Câncer.
“Afora as desclassificadas por fugirem ao objeto do contrato, as empresas habilitadas apresentaram valores superiores aos praticados no mercado, algumas delas superiores aos R$ 60 milhões. Além de não serem inadequadas com a racionalização da despesa pública, seria incompatível diante da realidade orçamentária do estado”, justificou o Estado.
“Por outro lado, o caminho alternativo em torno da Liga Contra o Câncer, instituição reconhecida pela missão que desempenha com primor na área da saúde, apresentou um caminho que coaduna com as ações a se entrelaçarem no âmbito do Governo do Estado”, acrescentou.
Na tarde desta quarta-feira (15), em entrevista coletiva, o secretário de Saúde, Cipriano Maia, afirmou que as propostas apresentadas pelas empresas para o hospital de campanha eram “inviáveis”, com “custo econômico não compatível”.
A contratação com a instituição de filantropia se dará, em todos os seus serviços, pelo período de 6 meses e um valor total de até R$ 40 milhões. Isso não quer dizer que o governo pagará o total do valor, mas pelos serviços que forem prestados, dentro deste limite. Serão disponibilizados 60 leitos, dos quais 40 de UTI.
O acordo foi firmado na manhã desta quinta-feira (16), após videoconferência com a presença da governadora Fátima Bezerra, dos órgãos de controle e de representantes da instituição médica.
“A cooperação institucional entre os entes faz parte do plano de ação do Governo do Estado, que age em diversas frentes no intuito de consolidar, com a máxima transparência e o cuidado com os recursos públicos, o aparato necessário para combater a pandemia e salvar vidas. Neste sentido, é importante ressaltar que são muitas as rotas de atuação para ampliação da estrutura disponível”. 

G1 RN