Business

Ministério da Saúde descobre que coronavírus chegou ao Brasil em janeiro

Geraldo Bubniak/AEN Ministério da Saúde explicou que está fazendo uma investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave


O Brasil registrou o primeiro caso de Covid-19 no fim de janeiro. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Ministério da Saúde, houve uma hospitalização em razão da doença na quarta semana do ano. Até então, o primeiro caso do novo coronavírus no país, que já matou 299 pessoas, tinha sido confirmado no fim de fevereiro.
As informações são do jornal O Globo. O Ministério da Saúde explicou que está fazendo uma investigação retroativa de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Nesse processo, foi encontrado um caso de janeiro.
Desde o começo do ano, houve 23.999 hospitalizações por SRAG. Delas, houve confirmação de Covid-19 em 1.587, ou 6,6% do total. Fora o caso de janeiro, todos os demais são a partir da oitava semana, ou seja, já no fim de fevereiro.
O estado de São Paulo, o mais afetado pela epidemia, concentra 82,5% das hospitalizações por Covid-19. Quando considerado todo o universo de internações por SRAG, o estado responde por 48,4% do total. O segundo estado com mais hospitalizações em razão do novo coronavírus é o Rio de Janeiro, com 4,4%.

Blog do JP