terça-feira, 14 de abril de 2020

Testes rápidos para detecção do coronavírus começam a ser aplicados nesta semana no RN, diz Sesap

Testes rápidos serão aplicados em profissionais de saúde, e parte será enviada para pesquisa, na UFPel - Foto: Divulgação/SES



O Rio Grande do Norte começa a realizar testes rápidos para a detecção do novo coronavírus, nesta semana, segundo confirmou o Secretaria Estadual de Saúde, Cipriano Maia. Mais de 7,7 mil kits foram enviados pelo Ministério da Saúde. A prioridade será para os profissionais de saúde e segurança pública que apresentem sintomas de gripe ou que foram apontados como suspeitos da Covid-19.

"Será usado para profissionais que atendam aos critérios de tempo de manifestação dos sintomas. Eles (os testes) vão começar a ser distribuídos nesta semana e a testagem pelos municípios também começa esta semana, em parceria com o estado", afirmou Cipriano.

Segundo a pasta, até esta quinta-feira (9), mais de mil profissionais da Saúde e da Segurança Pública encontravam-se afastados do trabalho por terem tido contato com infectados, suspeitos ou por terem apresentado sintomas de gripe. A primeira etapa de exames deverá testar oito mil profissionais.



G1 RN