O Governo do RN publicou no
Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (8) um novo decreto que adiou
o início da segunda fração da Fase 1 do cronograma de retomada gradual das
atividades econômicas para o próximo dia 15 de julho. A data é a mesma em que
começa a valer a Fase 2 do cronograma.
Os estabelecimentos abertos na primeira fração da Fase 1 podem continuar funcionando normalmente, de acordo com o governo.
Inicialmente, o estado havia marcado a segunda fração para esta quarta-feira (8), uma semana após a primeira fração. Mas a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou nesta terça-feira (7) que decidiu adiar a reabertura dos estabelecimentos por causa da ocupação das UTIs, que seguia com taxa acima dos 80%.
Apesar disso, cidades como Natal
e Mossoró mantiveram seus decretos que autorizaram reaberturas de restaurantes
e lojas com até 600 metros quadrados.
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde Pública nesta terça-feira (7), o Rio Grande do Norte soma 35.820 casos confirmados de Covid-19 e 1.291 óbitos pela doença.
Os estabelecimentos que poderão abrir dentro da 2ª fração da Fase 1, no próximo dia 15 de julho são:
1. Lojas de móveis,
eletrodomésticos e colchões
2. Lojas de departamento e
magazines (que não funcionem em Shoppings ou Centros Comerciais)
3. Agências de Turismo
4. Calçados
5. Lojas de brinquedos, artigos
esportivos e de caça e pesca
6. Instrumentos musicais e
acessórios, equipamentos de áudio e vídeo, de eletrônicos/informática e de
equipamentos de telefonia e comunicação
7. Joalherias, relojoarias,
bijuterias e artesanatos
8. Cosméticos e perfumaria
No setor de alimentação está
prevista a reabertura de restaurantes, lanchonetes e food parks de até 300 m2,
desde que comportassem apenas 4 pessoas por mesa, mantendo a distância de 2
metros entre as mesas e de 1 metro entre pessoas, sem venda e consumo de bebida
alcoólica no estabelecimento.
A primeira fração da Fase 2, que
também passa a valer no dia 15, prevê reabertura das academias, sem uso de
ar-condicionado.
"A gente segue a recomendação do comitê científico e definiu deixar por mais sete dias o processo de retomada estacionado, nesse processo de reabertura somente da primeira fase. O decreto publicado hoje prevê que a segunda fração da primeira fase, em nós atendendo os critérios estabelecidos, ela se inicia no dia 15 de julho junto com a primeira fração da segunda fase", afirmou o secretário de Tributação do estado, Carlos Eduardo Xavier em entrevista coletiva no início da tarde.
Segundo o governo, o decreto também mantém as exigências e responsabilidades às empresas e estabelecimentos autorizados a funcionar na fração 1 da fase 1 (lojas com até 300 metros quadrados de área e com porta para a rua, serviços de comunicação, publicidade, design, salão de beleza e barbearias) que são o fornecimento de material de higienização a funcionários e clientes, respeitar o distanciamento social e exigir o uso de máscara a todos para acesso ao local.
Segundo o governo do estado, o percentual de isolamento social está em 40%, conforme atualização publicada no Boletim Epidemiológico desta terça-feira, 7 de julho. Este percentual está abaixo de 50%, taxa mínima considerada ideal pelas autoridades sanitárias.
Ainda de acordo com o Executivo, a taxa de transmissibilidade ficou em 0,91 nos últimos 15 dias e de 0,94 na última semana, segundo a avaliação do laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
G1 RN
0 Comentários
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Portal Rafael Fernandes.