Business

Prefeitura de Natal autoriza reabertura de igrejas e templos religiosos

Igreja Nossa Senhora da ApresentaĆ§Ć£o (Catedral Antiga) - Foto: Alex Regis/PMN/Secom


A Prefeitura de Natal autorizou a reabertura de igrejas e templos religiosos na capital potiguar a partir desta quarta-feira (8). Um decreto que autoriza o funcionamento dos prĆ©dios, durante a pandemia do novo coronavĆ­rus, foi publicado no DiĆ”rio Oficial do MunicĆ­pio. PorĆ©m, Ć© autorizada a presenƧa simultĆ¢nea de atĆ© 20 pessoas.

De acordo com o texto, os locais devem seguir regras de distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre os frequentadores e os atendimentos individualizados deverĆ£o ser agendados. A fiscalizaĆ§Ć£o das normas ficarĆ” a cargo da Guarda Municipal da cidade.

Os fiĆ©is tambĆ©m devem ser orientados a nĆ£o frequentarem as celebraƧƵes religiosas caso apresentem sintomas da Covid-19.

A Arquidiocese de Natal afirmou que a Igreja CatĆ³lica nĆ£o deverĆ” reabrir seus templos em julho, conforme decisĆ£o dos bispos. O G1 tenta contato com outras igrejas.

Regras para funcionamento

De acordo com o decreto distanciamento mĆ­nimo entre os presentes deverĆ” ser de 1,5 m a 2 m, com limitaĆ§Ć£o de uma pessoa para cada 5 metros quadrados de Ć”rea do local, inclusive com controle de acesso na porta de entrada para atendimento ao limite de pessoas.

A frequĆŖncia simultĆ¢nea fica limitada a 20 pessoas e as fileiras dos bancos deverĆ£o sinalizar o distanciamento mĆ­nimo.

"CaberĆ” Ć  administraĆ§Ć£o da igreja ou templo religioso a higienizaĆ§Ć£o do local e o controle de acesso de pessoas, sendo proibido o acesso ou permanĆŖncia de pessoas no local sem a utilizaĆ§Ć£o de mĆ”scara de proteĆ§Ć£o e prĆ©via higienizaĆ§Ć£o das mĆ£os com Ć”lcool 70Āŗ INPM – que deverĆ” ser disponibilizado na porta de acesso e em locais de circulaĆ§Ć£o de pessoas", diz o decreto.

Ainda segundo o documento, os locais de acesso ao pĆŗblico ainda deverĆ£o ser higienizados no mĆ­nimo quatro vezes ao dia e todas as Ć”reas devem ser mantidas ventiladas, com portas e janelas abertas sempre que possĆ­vel, vedado o uso de ar-condicionado.

Os atendimentos individuais devem ser realizados com horƔrio agendado. JƔ no caso de integrantes dos grupos de risco como idosos, hipertensos, diabƩticos e gestantes, o decreto determina que o atendimento deve ser realizado exclusivamente em domicƭlio.

"Caso algum dos colaboradores venha a apresentar sintomas de contaminaƧão pelo Covid-19, deve ser orientado a buscar atendimento mĆ©dico, com imediato afastamento do trabalho e do atendimento ao público pelo perĆ­odo mínimo de 14 dias, ou conforme determinaƧão médica. CaberĆ” Ć  administraĆ§Ć£o da igreja ou templo religioso orientar os seus frequentadores a nĆ£o participar das cerimĆ“nias religiosas em caso de surgimento dos sintomas do Covid-19".


G1 RN


Postar um comentƔrio

0 ComentƔrios