Business

Mini tornado foi registrado na tarde de ontem em cidade do interior do RN


 


Um mini tornado chamou a atenção na tarde desta segunda-feira (11) no município de Santana do Seridó, no interior do Rio Grande do Norte.

 

O fenômeno foi registrado em vídeo (veja acima) por moradores e precedeu uma chuva forte que durou cerca de 20 minutos, por volta das 15h30, e causou estragos, inclusive arrancando o telhado de casas e da escola estadual João Vila da Cunha.

 

Segundo o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bistrot, esse fenômeno pode ser chamado de "pé de vento" ou "mini tornado".

De acordo com ele, esses mini tornados são comuns nessa época do ano, que representam os meses mais quentes.

 

"Essas chuvas que aconteceram no interior do estado, principalmente no Seridó, foram ocasionadas devido a presença de um vórtice ciclônico, que se formou ontem (domingo) a tarde e deverá atuar pelo menos até meados de quarta e quinta-feira dessa semana", explicou Bistrot.

 

"Esses vórtices são típicos dessa época do ano. Esses meses favorecem a formação desse sistema meteorológico e traz pancadas de chuva principalmente na borda oeste desse sistema".

 

Com isso, podem ocorrer, portanto, a formação desses mini tornados, explicou o meteorologista.

 

"Associado a esse sistema podem acontecer também esses pequenos distúrbios, como esses pés de vento, que são sistemas pequenos, tipo mini tornados, que se formam e não têm energia suficiente pra crescer, se tornar mais amplo e causar destruição", explicou.


G1 RN

Postar um comentário

0 Comentários