Business

Com grande multidão, procissão encerra festa da padroeira de Rafael Fernandes

 


Uma multidão se fez presente na tarde desta terça (13), na procissão de Santa Luzia, padroeira de Rafael Fernandes-RN.

Devotos (as), filhos ausentes e presentes, e também romeiros de várias cidades do Alto Oeste, vieram homenagear a virgem de Siracusa, como também pagar e renovar suas promessas a Santa que é considerada protetora dos olhos.

História

Em Rafael Fernandes já são 105 anos de fé e devoção, Santa Luzia é venerada desde o ano de 1917, quando a Sra. Umbilina Maria da Conceição, acometido por um problema na vista apega-se a Santa e em promessa caso fosse curada, rezaria um novenário no período de 03 à 13/12 no então povoado de Varzinha, desta forma deu-se início a toda uma trajetória de evangelização, após alguns anos é então construída uma capela em estilo de mutirão sendo concluída no ano de 1943, com o crescimento o povoado torna-se vila e depois distrito de Pau dos Ferros sendo emancipado em 21 de outubro de 1963 recebendo o nome de Rafael Fernandes, numa homenagem ao ilustre Pau-ferrense Rafael Fernandes Gurjão, que fora deputado, governador do estado e também médico.

Procissão

A procissão teve início por volta das 18h00, uma multidão de fiéis acompanharam o andor que conduziu a imagem de Santa Luzia, pelas principais ruas da cidade.

Após o retorno para o adro da Matriz, houve a benção do santíssimo, arreamento das bandeiras, agradecimentos e show pirotécnico, encerrando assim os festejos de 2022. A festa de Santa Luzia eleva a cidade ao patamar de uma das maiores festas religiosas do interior do RN, e que a cada ano vem tomando proporções gigantescas.


Redação, 

Foto/reprodução

Postar um comentário

0 Comentários