Encerra nesta sexta-feira (10) o
prazo para os proprietários de veículos com placas terminadas com números 1 ou
2, pagarem a cota única ou a primeira parcela do Imposto sobre Propriedade de
Veículos Automotores - IPVA 2023 - no Rio Grande do Norte.
Segundo o governo, há desconto de 5% para os contribuintes que quitarem o imposto em cota única, ou seja sem parcelamento.
A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) informa que é possível também dividir o total a ser quitado em até sete parcelas, nesse caso sem descontos. Após o prazo de pagamento, o valor é automaticamente ajustado, acrescido de juros e multas.
No Rio Grande do Norte, mais de 458 mil veículos estão aptos a pagar o tributo neste ano. O valor do IPVA tem como base de cálculo o preço constante na nota fiscal para veículos novos e, no caso dos usados, o parâmetro é a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que indica o valor venal do veículo no mercado potiguar. A alíquota vigente no estado é de 3% do valor do veículo.
As guias para pagamento deverão ser obtidas na internet e, mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total.
Como pagar
Os boletos para pagamento do
imposto estão disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito
(Detran-RN). Ao acessar o endereço, basta informar a placa do veículo e o
Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens e gerar a guia.
O calendário de pagamentos do IPVA 2023 segue até dezembro, com vencimentos pré-estabelecidos até junho, variando conforme a numeração final da placa dos veículos e alongando-se pelos meses subsequentes ao vencimento de acordo com a quantidade de parcelas escolhidas.
Estão isentos da taxação os veículos adquiridos há mais de dez anos, as motocicletas com potência inferior a 50 cilindradas e os veículos exclusivamente elétricos.
G1 RN
0 Comentários
Sua opinião é importante! Este espaço tem como objetivo dar a você leitor, oportunidade para que você possa expressar sua opiniões de forma correta e clara sobre o fato abordado nesta página.
Salientamos, que as opiniões expostas neste espaço, não necessariamente condizem com a opinião do Portal Rafael Fernandes.